A ESTIMULAÇÃO COMO PONTO CHAVE NO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A CHAVE PARA FUTURAS CONQUISTAS.
O desenvolvimento humano
constitui-se numa rede de relações, onde estão envolvidos múltiplos
protagonistas, que interagem assumindo diferentes papéis que irão auxiliar na
construção do desenvolvimento infantil. Compreende-se, então que o contexto de
desenvolvimento da criança é sócio histórico. Dentro deste contexto se
estabelece o papel da família, da escola e de todos os agentes envolvidos no
meio da criança.
Os primeiros anos da infância
são de extrema importância para que a criança esteja em um ambiente
estimulador, prazeroso e lúdico, com oportunidades para desenvolver seus
sentidos e habilidades. Quanto mais a criança participa das experiências
físicas, afetivas e sociais, maiores serão o enriquecimento e desenvolvimento
de sua inteligência. A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica,
criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as
atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.
O estímulo, nos
primeiros anos da vida infantil, é um fator decisivo e fundamental para a
formação da personalidade, da criança e para o seu desenvolvimento posterior,
este acarretará na assimilação de uma série de conceitos, pertinentes á
aprendizagem no ensino fundamental, e na sua vida cotidiana.
A
estimulação constitui-se como parte integrante do desenvolvimento do ser
humano, para a criança ela significa muito mais do que simples gestos
corporais, ou sensoriais, resulta numa forma de linguagem que contribui para
sua atuação sobre o meio em que vive, e é uma maneira que a criança encontra
para expressar e compartilhar sentimentos.
Enquanto
educadores, necessitamos estar atentos para as aquisições corporais infantis.
Esta é uma fase em que precisamos valorizar cada um dos movimentos e gestos das
crianças, pois cada um deles significa uma nova conquista em seu crescimento.
Deste
modo, cabe aos profissionais envolvidos neste meio, desenvolver atividades,
visando ampliar na criança o domínio de condutas psicomotoras, através da
vivência e exploração dos movimentos, pois o estimulo é um recurso pedagógico
valioso no processo educacional da criança.
Ações
e espaços precisam ser planejados cuidadosamente para que as crianças possam
desenvolver e ampliar seus recursos de comunicação, com desafios que
possibilitem a elas a superação de limites e avanço em sua condição de
situar-se no ambiente, e de explorá-lo com segurança e autonomia, conquistando
aos poucos novas formas de expressão e movimento.
Diante
do que foi explicito até então, considera-se importante a ideia de Pilleti (1988 p.10), que defende a que
“... é através do corpo que a criança
interage com o mundo”. Dessa forma, o conceito de imagem corporal torna-se
indispensável para qualquer tipo de aprendizagem, pois é através da boa
formação desse pré-requisito que a criança torna o seu corpo ponto de
referencia, e este servirá como base para a aprendizagem de todos os conceitos
indispensáveis a alfabetização, tais como: em cima, embaixo, á frente, atrás,
esquerdo, direito, alto, baixo.
É de
grande importância que o educador infantil desenvolva um trabalho dinâmico e
intervencionista em relação á estimulação da criança, criando um ambiente rico,
que proporcione uma variedade de experiências motoras como, por exemplo, a
vivência de atividades em diferentes espaços (pátio, gramado, parque, etc.), a
escolha de materiais pedagógicos diversificados, como areia, água, almofadas,
espumas de tamanhos variados, tapetes, entre outros recursos interessantes para
se trabalhar com esta faixa-etária. Estes recursos metodológicos tornam-se
indispensáveis para um bom funcionamento da proposta com estímulos no
desenvolvimento infantil.
Os educadores
devem apresentar possibilidades e níveis de complexidade crescentes e adaptados
ás capacidades e habilidades de cada criança, bem como ao seu nível de
desenvolvimento.
Também
cabe ressaltar a importância do ato de proporcionar experiências de movimento
em ligação com as outras áreas do conhecimento (expressões linguísticas, lógico
matemáticas, musicais...), pois através destas atividades haverá a construção
de conceitos lógico-matemáticos e lingüísticos e sociais, que serão base para a
gama de conhecimentos que a criança terá que adquirir futuramente.
Diante
de todos os aspectos que foram apresentados, não podemos esquecer que a
essência da qualidade do trabalho do professor e do aproveitamento do aluno
está na forma pela qual o estímulo é oferecido. Este deve vir sempre
acompanhado com o brincar, com o carinho, afeto e a cumplicidade. Não
precisamos de recursos sofisticados para desenvolver a criança como um todo,
mas devemos investir no desenvolvimento da inteligência, que a tornará, amanhã,
uma pessoa confiante, segura e feliz.
Sabemos
que é na infância que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio
social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de
atividades apropriadas, aprimora as suas capacidades cognitivas e motoras.
Vale
ressaltar, que o ponto chave para o sucesso na formação das crianças na
primeira infância (0 a 6 anos) é a preparação de educadores que precisam estar
realmente comprometidos com a sua função, e com o bem estar de seus alunos, se
dedicando ao máximo para garantir uma educação de qualidade e realmente
significativa para a formação da criança em todos os sentidos, para que o hoje
possa ser a base para o seu desenvolvimento nas próximas etapas de sua vida.
PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação, São
Paulo. Ed. Ática, 1988.
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